Sons da Mata Atlântica

Homino-Idea

“Homino-idea” (2021) convida o público a parar por alguns instantes para ouvir o som da mata - e também, por que não, ouvir a si e contemplar o próprio silêncio. É uma instalação artística virtual inspirada na ideia de que os animais da mata se escondem quando nós (humanos) nos movimentamos na floresta. Para ouvi-los, precisamos ficar quietos, e dar lugar ao som que a mata faz.“Homino-idea” deriva de Hominoidea, super família de primatas divididos em 2 famílias, 8 gêneros e 21 espécies. Dessa super família, desdobra-se a subtribo Hominina, da qual deriva a espécie humana. Resguardamos muito em comum com os outros membros da superfamilia Hominoidea, sobretudo a capacidade de produzir sons e perceber a natureza pela perspectiva auditiva. A partir de gravações de campo da biofonia da Mata Atlântica brasileira, “Homino-idea” evoca modos de interação entre o animal humano e outras espécies animais. 

Acessar

A instalação emula a experiência sonora desse domínio morfoclimático de modo a deslocar o público de suas casas para um ambiente expandido. Por ambiente expandido entendemos um ambiente resultante de um processo dialético entre o ambiente genérico (ambiente natural ou a Mata Atlântica) e o site-specific (o ambiente instaurado em decorrência da instalação). Nesta medida, o ambiente expandido surge como a síntese de um processo de desdobramento de um espaço de terceira ordem, que tem características que extrapolam a simples soma de características isoladas do ambiente virtual e da Mata Atlântica. Neste sentido, a instalação “Homino-idea” é um ambiente de interação sintética, que correlaciona e instaura uma relação entre os sons da Mata, as pessoas em suas casas e a interatividade pressuposta do Motus. Para a presente proposta, utilizamos majoritariamente sons da biofonia da Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Acessar

É hora de participar!

“Não ouço nada”, pensou, olhando nervosamente à sua volta. Todos os animais tinham se escondido. Cansou-se de procurar, então se sentou. Aos poucos, começou a ouvir sua própria respiração. Começou a sentir uma coceira na perna, que parecia estar coçando despercebido por muito tempo. Percebeu que o vento tinha um cheiro, que não era nem de terra molhada, nem de alecrim, e nem de folha verde, mas de tudo isso junto. Se deu conta que tinha dedos nos pés, e que os pés estavam gelados. E então, no meio de um farfalhar de folhas, algum animal, até então desconhecido, deu o primeiro grunhido. Depois, outro. E depois vários outros animais grunhiram. Logo, logo, ficou tanta algazarra que não sabia mais se estava ouvindo a mata ou o próprio coração. 

Acessar

Algumas informações técnicas

Como funciona?

A instalação vai requisitar acesso à sua câmera. Nós não guardamos nenhuma imagem: seus dados são todos processados no seu próprio computador. Programamos um sistema detector de movimentos e, quando você se mexe, o som da mata dá lugar a sons artificiais. Se você contemplar a quietude por alguns segundos, vai se ver mais nitidamente e ouvir novamente a mata natural.

Acessar

CRÉDITOS:

Homino-idea é uma concepção artística conjunta de:

Augusto Piato Amstalden

Desenvolvimento do sistema

Anésio (Azevedo Costa) Neto a.k.a. stellatum_

Design Sonoro

Tiago Fernandes Tavares

Concepção e gerência de desenvolvimento de software e modelos matemáticos

Giovana Cardi Camarini

Desenho do Website e dos Logotipos

Agradecimentos:

Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV)

FEEC Unicamp 

NICS Unicamp

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Votuporanga

PIBIC Unicamp

Grupo de Estudos e Pesquisas em Imersividade e Ambientes Expandidos